Sobre

O objetivo do Projeto Blue Generation é inspirar e envolver os jovens entre os 15 e os 29 anos a seguirem uma carreira sustentável num dos setores da Economia Azul, como o turismo costeiro, aquacultura, energia oceânica, biotecnologia marinha, construção naval, transporte marítimo e pesca. No centro do projeto está o Programa Blue Generation (PBG). O PBG é uma ação integrada de divulgação, organizada e implementada pelo projeto, com o objetivo de “atrair, envolver e converter” os jovens para as vastas oportunidades do mercado de trabalho da Economia Azul. O Programa Blue Generation oferece informações bem documentadas sobre possibilidades de carreiras azuis na Grécia, Espanha, Portugal, Bulgária, Polónia e Roménia, programas de mentoria para os jovens que desejam seguir ativamente uma carreira na Economia Azul, incluindo ferramentas de validação de habilidades para lidar melhor com as qualificações necessárias, bem como intercâmbios de mobilidade através de visitas de estudo para adquirir experiência em primeira mão em vários setores da economia azul. Para ter sucesso, o Projeto Blue Generation reúne especialistas das organizações da Economia Azul e da Juventude para compartilhar conhecimentos sobre as competências necessárias, percursos profissionais, vagas de emprego e formação existente.

O Programa Blue Generation será repetido em cinco ciclos, ao longo dos anos de 2018 a 2023, cada um com duração de janeiro a outubro, seguido de um processo de avaliação e melhoria. No primeiro ano, será desenvolvida a Plataforma de Emprego “Carreira Azul”, que oferece informações gratuitas sobre postos de trabalhos azuis, bem como oportunidades de formação em todos os países da UE. Através do PBG, prevê-se chegar até 39.000 jovens, através de atividades promocionais, e converter pelo menos 3.000 para o emprego ou formação na Economia Azul.

O Projeto Blue Generation é financiado pela Islândia, Liechtenstein e Noruega através da EEA e da Norway Grants, Fundo para o Emprego dos Jovens. O projeto é coordenado pela Militos Consulting SA na Grécia, e pela Sea Tech na Espanha, e é implementado por um consórcio internacional na Bulgária, Grécia, Polónia, Portugal, Roménia e Espanha com o apoio de especialistas na Economia Azul da Bélgica e da Alemanha.

Veja os perfis completos dos parceiros do projeto Blue Generation no menu Parceria.

O desafio

A Economia Azul Europeia, que representa atualmente cerca de 5,4 milhões de postos de trabalho, deverá duplicar o seu emprego até 2030. O problema é que os jovens não estão a ser atraídos para as carreiras marítimas, visto que as empresas não conseguem encontrar a mão de obra, as competências e os perfis necessários (Comissão Europeia SWD, 2017).

Ao mesmo tempo, a UE tem até 14 milhões de jovens entre os 15 e os 29 anos, que são NEET (Not in Education Employment or Training) e outros milhões que correm o risco de se tornarem NEET devido ao abandono escolar precoce, às dificuldades em entrar no mercado de trabalho ou outros problemas pessoais. O Projeto Blue Generation está pronto para preencher essa lacuna ao reintroduzir as carreiras da Economia Azul como um percurso profissional atrativo, moderno e próspero, e uma saída do desemprego para os jovens.

Analisamos os seguintes resultados

  • Melhoria da situação de emprego dos jovens e, em especial, dos jovens NEET
  • Maior participação na educação e na formação de antigos NEET
  • Disponibilização de abordagens inovadoras para reduzir o desemprego dos jovens
  • Reforço da cooperação transnacional em questões relacionadas com o mercado de trabalho

Veja mais em atividades.

 

As atividades principais do Projeto Blue Generation

  • Formação de jovens trabalhadores com a plataforma ‘Carreira Azul MOOC’ (Massive Open Online Courses) para se tornarem promotores e mentores experientes.
  • Organização de dias informativos e atividades nas escolas secundárias, centros de educação de adultos, ONGs, serviços de desemprego e associações locais para promover oportunidades de Carreiras Azuis.
  • Orientação de jovens através da validação de competências, mentoria pessoal e curtos intercâmbios para um emprego e formação adequados nos setores de emprego da Economia Azul.
  • Oferta, gratuita, de um Guia de Carreira Azul, uma Plataforma de Carreira da Economia Azul e cursos de formação de curta duração que levarão ao emprego direto numa posição de entrada.
  • Desenvolvimento de vídeos de realidade virtual, dando aos jovens a oportunidade de experimentarem como é trabalhar em diferentes carreiras na economia azul.
  • Realização de webinars ao vivo que oferecem sessões de orientação profissional com várias missões, profissionais, académicos e estudantes num dos setores da economia azul.

Grupos-alvo: Quem será beneficiado?

  • O primeiro grupo-alvo do projeto são jovens dos 15 aos 19 anos, que são NEET ou em risco de se tornarem NEET depois de terminarem os seus estudos atuais – abordados através de escolas secundárias, centros de EFP e centros de juventude.
  • O segundo grupo-alvo são os NEET dos 15 aos 29 anos, atualmente registados como desempregados – abordados por meio de centros de desemprego públicos e privados, centros de educação de adultos, ONGs e associações.
  • O último grupo-alvo são os jovens dos 20 aos 29 anos em risco de se tornarem NEET após terminarem os estudos atuais e os NEET de difícil acesso, os jovens inativos que vivem com os pais, as jovens mães e os jovens com abuso de drogas ou álcool – abordados através de centros de formação profissional, centros de educação de adultos, ONGs e associações.

Se pertence a um desses grupos-alvo e gostaria de se envolver nas atividades do projeto, siga o projeto Blue Generation para receber as nossas atividades e entre em contacto connosco!