Sobre

O objetivo do Projeto Geração Azul é inspirar e envolver jovens entre os 15 e 29 anos a prosseguir uma carreira sustentável num dos seguintes setores da Economia Azul: turismo costeiro, aquacultura, energia oceânica, biotecnologia marinha, construção naval, transporte marítimo e pescas. No coração do projeto está o Programa Geração Azul. O programa Geração Azul é uma ação integrada de sensibilização organizada e implementada pelo projeto com o objetivo de "atrair, envolver e converter" os jovens para as vastas oportunidades do mercado de trabalho da Economia Azul. O Programa Geração Azul oferece informações bem documentadas sobre as perspetivas de carreira na economia azul na Grécia, Espanha, Portugal, Bulgária e Polónia, programas de tutoria para os jovens que desejam seguir ativamente uma carreira na Economia Azul, incluindo ferramentas de validação de competências para melhor lidar com as qualificações necessárias, bem como intercâmbios de mobilidade através de visitas de estudo para ganhar experiência em primeira mão em vários setores da Economia Azul. Para ter sucesso, o Projeto Geração Azul reúne peritos da Economia Azul e organizações juvenis para partilhar conhecimentos sobre as competências necessárias, percursos de carreira, vagas de emprego abertas e formação existente.

O Programa Geração Azul será repetido em quatro ciclos ao longo dos anos de 2018 a 2022, cada um com duração de janeiro a outubro, seguido de um processo de avaliação e melhoria.

No primeiro ano, será desenvolvida a plataforma "Blue Career Job Platform", que oferecerá, de forma gratuita, informação sobre postos de trabalho "azuis", bem como oportunidades de formação em todos os países da UE. Através do projeto prevê-se chegar a 39 000 jovens através de atividades promocionais e converter pelo menos 2 000 jovens em emprego ou formação na Economia Azul. 

 

O Projeto Geração Azul é financiado pela Islândia, Liechtenstein e Noruega através do EEA and Norway Grants - Fund for Youth Employment. O projeto é coordenado pela Militos Consulting SA na Grécia e pela Sea Teach em Espanha e é implementado por um consórcio internacional na Bulgária, Grécia, Polónia, Portugal e Espanha com o apoio de especialistas em Economia Azul da Bélgica, Alemanha, Islândia e Noruega.

Consulte os perfis completos dos parceiros do projeto Geração Azul no menu Parceria.

O desafio

A Economia Azul Europeia, que representa atualmente cerca de 5,4 milhões de postos de trabalho, deverá duplicar o seu emprego até 2030. O problema é que os jovens não são atraídos para as carreiras marítimas e as empresas não conseguem encontrar a mão-de-obra, as competências e os perfis necessários (European Commission SWD (2017). 

Ao mesmo tempo, a UE tem até 14 milhões de jovens que são NEET entre os 15 e os 29 anos e outros milhões que estão em risco de se tornarem NEET devido ao abandono escolar precoce, a dificuldades de entrada no mercado de trabalho ou a problemas pessoais. O Projeto Geração Azul está a colmatar esta lacuna e reúne peritos da Economia Azul e de organizações de juventude para partilhar conhecimentos sobre as necessidades de competências, percursos de carreira, vagas de emprego e formação existente.

Procuramos os seguintes resultados

  • Melhoria da situação do emprego / empregabilidade dos NEET/grupo alvo

  • Maior participação na educação e formação de antigos NEETs/grupos-alvo

  • Foram desenvolvidas ou adotadas abordagens inovadoras para reduzir o desemprego dos jovens

  • Reforço da cooperação transnacional em questões relacionadas com o mercado de trabalho. 

Veja mais em atividades.

Principais atividades do Projeto Geração Azul

  • Formação de técnicos de juventude com um MOOC Blue Career (Curso Online Aberto e Massivo) para capacitação de promotores e mentores
  • Organizar open days e atividades em escolas secundárias, centros de educação de adultos, ONGs, centros e gabinetes de emprego e associações locais para promover as oportunidades na Economia Azul 

  • Orientar os jovens através da validação de competências, tutoria pessoal e intercâmbios curtos para um emprego e formação adequados na Economia Azul - emprego e formação

  • Oferecendo uma plataforma de cursos online abertos e massivos (MOOC), um Guia de Carreira Azul e uma Plataforma de Emprego de Carreira Azul.

Grupos-alvo: Quem irá beneficiar?

  • O primeiro grupo-alvo do projeto são jovens dos 15 aos 19 anos, que são NEET ou estão em risco de se tornarem NEET depois de terminarem a sua formação atual - abordados através de escolas secundárias, centros de Ensino e Formação Profissional (EFP) e centros de juventude
  • O segundo grupo-alvo são os NEETs de 15 a 29 que estão atualmente registados como desempregados - contactados através de centros de desemprego públicos e privados, centros de educação de adultos, ONG e associações.

  • O último grupo-alvo são os Jovens dos 20 aos 29 anos, em risco de se tornarem NEET após a conclusão do ensino atual e os NEET de difícil acesso, os jovens inativos que vivem com pais, jovens mães e jovens toxicodependentes ou alcoólicos - abordados através de centros de EFP, centros de educação de adultos, ONGs e associações.

Se pertences a um dos grupos-alvo e gostavas de envolver-te nas atividades do projeto, segue o projeto Geração Azul para receber as nossas notícias e contacta-nos!