Comunicado de Imprensa | 10 de dezembro de 2021

Semana de Fundos Regionais, Projeto Geração Azul

O Projeto Geração Azul participou na Semana de Fundos Regionais do “EEA and Norway Grants – Fundo para a Empregabilidade Jovem”, organizada pela Ecorys.

O Projeto organizou uma mesa redonda no dia 9 de dezembro de 2021, sobre as Oportunidades de Emprego e de Formação na Economia Azul, moderada por Marianna Terzidaki, Coordenadora de Projeto da Militos Consulting S.A. Participaram como palestrantes Silja Teege, diretora administrativa da Sea Teach, parceira do Projeto; a Dra. Euthalia Arvaniti, bióloga marinha da Submariner, parceira especialista; Philip Easthill, secretário-geral da European Boating Industry, parceiro especialista, e o Dr. Ioannis Papageorigiou, Gestor de comunicação do Projeto Youth Share.

Alguns dos pontos destacados pelos palestrantes:

O Dr. Ioannis Papageorgiou referiu-se aos desafios que os NEETs enfrentam para encontrar emprego, dando foco na falta de experiência de trabalho e nas lacunas ao nível de competências, que prevalecem nos países do sul da Europa, como Grécia e Chipre. Nestes países, o mercado de trabalho, especialmente nas Ilhas Periféricas e nas regiões costeiras, requer competências inferiores às dos jovens desempregados. Ele identificou a mudança de paradigma económico a nível regional como um meio de mudar isto e vencer a lacuna de competências.

Philip Easthill apresentou brevemente o setor de barcos de recreio, que é constituído principalmente por pequenas e médias empresas. Deu uma visão otimista para o crescimento nos próximos anos, devido às novas tendências aceleradas pela pandemia, que têm levado a um crescente interesse pelas atividades ao ar livre. Ressaltou que quase todos os setores da área carecem de funcionários, desde estaleiros a marinas e empresas de fretamento.

A Dra. Euthalia Arvaniti mencionou que a biotecnologia marinha é o setor mais inovador e oferece um ambiente de trabalho diversificado, tanto para pessoas que gostam de trabalhar ao ar livre com organismos vivos, como também para pesquisadores que trabalham em laboratório. Há uma grande procura de executivos do setor empresarial com conhecimento em biologia, capazes de dirigir a infinidade de start-ups que surgem neste setor.

Silja Teege descreveu o objetivo do Projeto Geração Azul, que é promover a Economia Azul para NEETs e jovens em risco de se tornarem NEETs e inspirá-los a seguir uma carreira neste setor. Mencionou as ferramentas que o Projeto Geração Azul criou: o Guia das Profissões Azuis, a Plataforma de Emprego das Profissões Azuis, a plataforma de formação MOOC e as visitas virtuais 360° em organizações da Economia Azul. Referiu-se também ao Blueprint Guide que será lançado na Conferência Internacional do Projeto Geração Azul em 2022. Destacou como um desafio, o facto de a Economia Azul ser frequentemente negligenciada como um setor de oportunidades e muitos professores, diretores, mentores ou agentes de emprego devem mudar a sua mentalidade e promover este setor junto dos jovens. Para concluir, a Dra. Teege partilhou a sua experiência com a implementação do projeto Geração Azul até ao momento, que tem oferecido cursos de formação prática de curta duração, atraindo os NEETs e apoiando-os a entrar no mercado de trabalho da Economia Azul.