O projeto HELIOS visa aumentar a consciência das oportunidades de emprego da Economia Azul, através da formação de jovens e mulheres na Região Mediterrânica.

Para desbloquear este objectivo ambicioso é importante, anivel estratégico, a cooperação com outros projetos com objetivos semelhantes para o intercâmbio de conhecimentos e boas práticas.

Esta é a razão para colaborar com o projeto Blue Generation: vamos saber mais sobre!

O Projecto Geração Azul é financiado pela Islândia, Liechtenstein e Noruega através do EEA e Norway Grants - Fund for Youth Employment. O projeto é coordenado por Militos Consulting SA na Grécia e Sea Teach em Espanha, e é implementado por um consórcio internacional na Bulgária, Grécia, Polónia, Portugal, e Espanha com o apoio de peritos da Economia Azul da Bélgica, Alemanha, Islândia e Noruega.

A sua missão?

O objetivo do projeto Blue Generation é inspirar e envolver os jovens entre os 15 e 29 anos a seguir uma carreira sustentável num dos seguintes sectores da Economia Azul: turismo costeiro, aquacultura, energia oceânica, biotecnologia marinha, construção naval, transporte marítimo e pescas.

Em resumo, o projeto tem como objetivo:

 - Melhoria da situação do emprego / empregabilidade dos NEET/grupo alvo

- Maior participação na educação e formação de antigos NEETs/grupos-alvo

- Proporcionar abordagens inovadoras para a redução do desemprego juvenil.

- Reforço da  cooperação transnacional em questões relacionadas com o mercado de trabalho.

O que irá a sinergia produzir?

Estreita cooperação entre os dois projetos, a fim de identificar informações, competências e soft skills sobre as novas e emergentes profissões e potenciais necessidades de formação nos sectores da Economia Azul.

As redes (T-Vet, PME, Autoridades Locais) criadas pelos dois projetos durante a sua implementação serão também partilhadas. Além disso, o portal de emprego do Projeto Blue Generation e a plataforma de e-learning Helios serão disponibilizadas e partilhadas de forma a promover a sua visibilidade entre jovens e mulheres interessadas em descobrir oportunidades da Economia Azul.