Mais de 500 jovens entre os 15 e 29 anos participaram entusiasticamente no workshop aberto do Blue Generation sobre "OPORTUNIDADES DE EMPREGO na ECONOMIA AZUL", que ocorreu no Museu de Guerra de Atenas na quinta-feira, 11 de maio de 2023, com o objetivo de conectar os jovens com profissionais da economia azul, da educação e do desenvolvimento sustentável. Jovens mulheres e homens interagiram com representantes do Turismo Costeiro, da Pesca, Aquacultura, Biotecnologia Marinha, Energia Oceânica, do Transporte Marinho e da Construção Naval, que compartilharam os seus conhecimentos e as suas experiências e orientaram-nos na concepção das suas carreiras.

 

Tópicos destacados:

  • Profissões muito procuradas que requerem níveis diferentes de especialização, como engenheiros de software para criarem aplicativos para a navegação e para o iatismo, marinheiros para gerirem as marinas, mergulhadores ou executivos de marketing e vendas para a aquacultura, técnicos, tais como canalizadores ou soldadores para a construção e manutenção naval, especialistas legais para o enquadramento regulamentar na inspeção de navios e planeamento espacial marinho, gerentes de armazéns para o gerenciamento portuário, ambientalistas para projetarem parques eólicos em alto-mar, e biólogos para desenvolver cosméticos a partir de organismos marinhos.
  • O desenvolvimento sustentável é um pilar da economia azul, e os profissionais de todos os setores devem estar cientes e incorporar os seus objetivos nas suas atividades.
  • As competências transversais, como a resiliência, o trabalho em equipa, as competências de comunicação, a aprendizagem ao longo da vida, características desenvolvidas através do voluntariado, dos estágios e da experimentação, foram identificados como fatores importantes para encontrar emprego e alcançar o sucesso profissional.

 

Agradecemos calorosamente aos ilustres representantes da Economia Azul que participaram na conferência e partilharam os seus conhecimentos e as suas experiências com o entusiástico público jovem (apresentado em ordem alfabética):

 

Dr. Valia Augustidi (Diretor de Ciência e Ambiente, HELMEPA), Irini Veniamis (Diretora da Golden Union Shipping), Spyros Zolotas (Diretor-Sénior Marítimo para a Europa do Sul e África, RINA), George Kallianis (Secretário Especial do Conselho de Administração da HELMEPA), Apostolos Kamarinakis (CEO da Autoridade Portuária de Elefsina), George Kontoulis (Diretor de Qualidade, Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho, Segurança da Informação da Autoridade Portuária de Elefsina), Dr. Manos Koutrakis (Biólogo - Icitiólogo, Diretor de Investigação no HCMR - Instituto de Recursos Biológicos Marinhos e Águas Interiores), Iasonas Lainos (Gestor Marítimo, HELMEPA), Evangelos Liggos, Presidente do Centro de Trabalho da Elefsina Western Attica /EKEDA), Ioanna-Alexia Betsi (Diretora de Pessoal, Philosofish, Membro da Associação Helénica de Produtores de Aquacultura / ELOPY), Kostas Panagos (Co-fundador da SEIL - Science Ethics Intelligence Logic), Pavlina Protoiou (Fundadora / CEO, beyondCSR), Christina Samoulada (Diretora de RH, D-Marin Global Services), Dr. Stella Tsani (Professora Associada do Departamento de Economia da Universidade de Atenas), Marianna Terzidaki (Coordenadora do Projeto Blue Generation, Militos Consulting), Capitão Michael Fragias (Membro Honorário do Comité de Formação da HELMEPA).

O workshop foi implementado pela Militos Consulting S.A., Líder da Iniciativa Europeia #BlueGeneration em colaboração com a HELMEPA - Hellenic Marine Environment Protection Association, parceira do consórcio. Foi realizada sobre os auspícios da Organização Portuária de Elefsina com o apoio da IEK DELTA.