O evento de lançamento do projeto de grande escala #BlueGeneration, que abre o caminho para os jovens (15-29 anos de idade) seguirem uma carreira sustentável na área da Economia Azul, foi realizado com sucesso em Bruxelas (30/11/2018).

O propósito deste evento foi divulgar o projeto Geração Azul, que tem como objetivo inspirar e atrair os jovens a aproveitarem as oportunidades de trabalho disponíveis   e seguirem carreiras sustentáveis num dos diferentes setores da Economia Azul - turismo costeiro, pesca, aquacultura, transporte marítimo, energia oceânica, biotecnologia marinha, construção naval, e recursos minerais.

O evento contou com a presença de diversas partes interessadas, tais como organizações que trabalham na área da Economia Azul na Europa, representantes da Missão da Noruega na União Europeia (UE), a Comissão Europeia e o Parlamento da UE, o operador de fundos da EEA e Norway Grants Fund for Youth Employment (ECORYS da Polónia), e todos os parceiros beneficiários e especialistas que formam o consórcio do projeto Geração Azul.

A cerimónia de abertura foi conduzida pelo Sr. Christophe Tytgat, Secretário Geral da Sea Europe, e pelo Sr. Kyriakos Lingas, representante líder do projeto Geração Azul da Militos Consulting da Grécia. Wera Helstrøm, representante da Missão da Noruega junto da UE, iniciou as apresentações do evento, destacando o importante papel e iniciativas da Missão da Noruega no âmbito do Acordo do Espaço Económico Europeu (EEA). A ligação entre a Economia Azul e o Emprego de Jovens na UE, foi apresentada e abordada como uma área de desenvolvimento promissora e com futuro, através dos discursos e apresentações da Sra. Alessia Clocchiati, representante da DG Mare da Comissão Europeia, e da Sra. Minna Nurminen, representante da DG Emprego, Assuntos Sociais e Inclusão da Comissão Europeia. Por fim, a Sra. Silja Teege, representante do parceiro de projeto Sea Teach na Espanha, e o Sr. Kyriakos Lingas, apresentaram os objetivos, a filosofia de trabalho e o consórcio internacional do #BlueGeneration.

Depois das diversas apresentações, o público envolveu-se numa discussão aberta com os parceiros do projeto e os oradores principais, explorando e iniciando ideias e sinergias de cooperação in situ. Isso garantiu o estabelecimento de potenciais colaborações futuras, que ajudarão substancialmente o projeto a atingir o seu objetivo de atrair e envolver ativamente cerca de 40.000 jovens em empregos e formação na área da Economia Azul. Este esforço deve ser apoiado por todos os parceiros de relevo que têm em vista a inserção no mercado de trabalho, educação e formação, bem como em todo o processo de elaboração de políticas.

O projeto Geração Azul (que decorre de Junho de 2018 a Agosto de 2022) é financiado pelo EEA e Norway Grants Fund for Youth Employment, é coordenado pela Militos Consulting SA na Grécia e a Sea Teach em Espanha, e é implementado por um consórcio internacional em cinco Estados Membros da UE  (Bulgária, Grécia, Polónia, Portugal e Espanha), com o apoio de especialistas da área da Economia Azul da Bélgica, Alemanha, Islândia e Noruega.

Faz Gosto na nossa página do Facebook: Blue Generation project

Siga-nos no Instagram: blue_generation_project

Siga-nos no Twitter: BlueGeneration_

#BlueGenerationproject #eeaandnorwaygrants #fundforyouthemployment